Pesquisar neste blogue

sábado, 14 de abril de 2012

Ameaças à Biodiversidade

Verificado o valor da Biodiversidade, há que refletir nas ameaças à sua continuidade.

São muitos os fatores que contribuem para a redução da biodiversidade na Terra. A comunidade científica criou uma lista de fatores que podem ser resumidos pela sigla "HIPPO”.

H= Habitat Destruction (Destruição de habitats)

I= Introduced or invasive species (espécies introduzidas ou invasoras)

P= Pollution (Poluição)

P= Population growth (aumento da população)

O= Over consumption / exploitation (Sobre exploração)

Destruição de habitats: Desde o corte de florestas anciãs até à poluição que corre nos nossos cursos de água, a atividade humana tem tido efeitos devastadores em muitos habitats em todo o mundo. A destruição de habitats, conjuntamente com a introdução de espécies invasoras, é considerada a maior ameaça à biodiversidade.

Espécies introduzidas invasoras: Devido ao delicado equilíbrio da natureza, quando uma nova planta ou animal é retirada do seu ambiente natural e introduzida num novo ecossistema, os efeitos podem-se demonstrar drásticos.  Algumas espécies nativas podem ser dizimadas enquanto outras crescem exponencialmente, devido à influência da espécie introduzida.

Por vezes os humanos introduzem novas espécies num determinado ecossistema, por acidente, como é o caso do rato doméstico e da lagartixa-da-madeira nos Açores, mas muitas vezes a introdução é intencional, por razões diversas, demonstrando-se desastrosa. Exemplo disso é a introdução de plantas ornamentais nos Açores, que se vieram a tornar invasoras, ocupando o habitat das espécies endémicas e nativas, dificultando a sua sobrevivência. Exemplo disso são a Lantana camara e a Hedychium gardnerarum.
Lantana camara
Hedychium gardnerarum


Poluição: A poluição oriunda da atividade humana, prejudica quer os habitats, quer as espécies, dificultando o impossibilitando a vida no ecossistema alvo da poluição. A poluição das águas prejudica a qualidade nos ecossistemas aquáticos, a poluição dos oceanos leva à morte de animais por consumo de plástico à deriva, a contaminação de solos impossibilita a subsistência de espécies vegetais, base da cadeia alimentar, apenas mencionando alguns dos exemplos devastadores da poluição nos ecossistemas.

Aumento da população: O aumento da população significa uma maior área de ocupação, representando maior destruição de áreas naturais, assim como aumento da exploração dos recursos naturais. Uma incorreta gestão destes recursos significará a diminuição da biodiversidade.

Sobre exploração: A subsistência da população humana depende da exploração dos recursos naturais. A pesca, caça, produções massivas de espécies alimentares causam desequilíbrios nos ecossistemas que podem levar a drásticas reduções de populações das espécies exploradas e mesmo à sua extinção.


Fontes:

Ameaças à Biodiversidade: o efeito HIPPO