Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de março de 2012

O que é a Biodiversidade?

Qual o sentido da palavra Biodiversidade?




Decompondo a palavra:

Bio = Vida + Diversidade} Diversidade de Vida

Segundo a Agência Europeia de Ambiente "A biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta."

A Agência Portuguesa de Ambiente define a biodiversidade como "a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microorganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equidade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes."

O que é certo é que não há uma definição completamente consensual de biodiversidade. O seu conceito varia dependendo de quem a utiliza e em que contexto. "Um dos problemas associados aos processos de avaliação da biodiversidade é o fato de o termo ser entendido de forma diversa consoante o grupo profissional ou social que o interpreta." (Araújo, 1998)

A biodiversidade pode ser concebida como um conceito, uma entidade mensurável ou uma preocupação com a redução de vida.

A complexidade de conceptualização de biodiversidade compreende-se na síntese da biodiversidade, Millenium Ecosystem Assessment: “Biodiversidade é definida como "a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo, inter alia, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas." A importância desta definição é que chama a atenção para as muitas dimensões da biodiversidade. Reconhece explicitamente que cada biota pode ser caracterizado pela sua taxonomia, ecologia, e diversidade genética e que a forma como essas dimensões da diversidade variam ao longo do espaço e do tempo é uma característica fundamental da biodiversidade. Assim, apenas uma avaliação multidimensional da biodiversidade pode fornecer perspetivas sobre a relação entre alterações na biodiversidade e mudanças no funcionamento dos ecossistemas e dos serviços ecossistémicos.”

Wilson considera que a biodiversidade deve ser encarada como um recurso global, para que possa ser catalogada, usada e acima de tudo preservada.

Ou seja, à que perspetivar a biodiversidade como algo de valor, necessário à humanidade, para que se consiga mobilizar nações e cidadãos em prol da sua conservação.

Fontes:

- Araújo, M., Avaliação da Biodiversidade em conservação, Silva Lusitana 6(1). 19-40, 1998, EFN, Lisboa

- Lovejoy, T., Biodiversity: What is it?

- Millennium Ecosystem Assessment, 2005. Ecosystems and Human Well-being: Biodiversity Synthesis. World Resources Institute, Washington, DC., 2005

- Wilson, E., The current state of biological diversity

- http://www.eea.europa.eu/pt/themes/biodiversity consultado a 27 de Março de 2012

http://portaldoambiente.apambiente.pt:8080/maissobre/ConservacaoNaturaza/Paginas/Biodiversidade.aspx consultado a 27 de Março de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário