Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ribeira do Maloás - Santa Maria - Açores



A Ribeira do Maloás, corre sobre fundo de basalto e apresenta uma pequena queda de água sobre uma parede que ostenta uma das mais belas formações com que a atividade vulcânica presenteou a ilha de Santa Maria: uma disjunção prismática ou colunar. A formação de disjunção colunar em rochas vulcânicas é um assunto que suscita alguma controvérsia, em especial no que diz respeito à sua génese e desenvolvimento da morfologia. Porém, parece ser consensual que a causa da disjunção colunar se  relaciona com a contração térmica da lava provocada pelo seu arrefecimento.
A disjunção prismática da Ribeira de Maloás é também um geossítio prioritário do Geoparque Açores e tem sido eleito como local ideal para iniciantes na prática de canyoning, permitindo captar imagens extraordinárias!
Fontes: BRILHA, J, SEQUEIRA, M.,PROUST, D., DUDOIGNON, P. (1998) "A disjunção colunar na Chaminé vulcânica de Penedo de Lexim (Complexo Vulcânico de Lisboa) - Morfologia e Génese". Comunicações do Instituto Geológico e Mineiro, tomo 84, fasc. 1, B164-B167
http://canyoningdesnivel.blogspot.pt/2009/05/canyoning-ni-santa-maria.html

Sem comentários:

Enviar um comentário